Asas que protegem o País

FAB encerra ciclo de Inspeções Operacionais de 2025

Publicado em

Ações da ASOCEA ampliaram os níveis de conformidade e reforçaram a segurança operacional em todo o País

A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio da Assessoria de Segurança Operacional do Controle do Espaço Aéreo (ASOCEA), concluiu, no dia 13/12, a última Inspeção Operacional do ano, realizada nas instalações da NAV Brasil, em Joinville (SC). Ao longo do ano, foram executadas 70 inspeções, sendo 51 voltadas à Segurança Operacional e 19 focadas na Segurança da Aviação Civil contra Atos de Interferência Ilícita (AVSEC), com abrangência em todo o território nacional. Dependendo das áreas e das Organizações avaliadas, até 10 Inspetores do Controle do Espaço Aéreo (INSPCEA) estiveram envolvidos em cada missão.

As inspeções têm como objetivo verificar a conformidade das atividades das Organizações civis e militares com as normas estabelecidas pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), garantindo a Segurança Operacional e a Proteção da Aviação Civil contra Atos de Interferência Ilícita. Os processos são conduzidos conforme as diretrizes da Instrução do Comando da Aeronáutica (ICA) nº 121-13/2021, do Manual do Comando da Aeronáutica (MCA) nº 121-5/2021 e de protocolos específicos da ASOCEA.

Reconhecimento internacional

Os resultados obtidos em 2025 evidenciam o sucesso do trabalho realizado. O índice de conformidade das organizações inspecionadas aumentou de 86,84% na fase de pré-inspeção para 96,99% ao término do processo. No caso das inspeções AVSEC, o índice de conformidade subiu de 61,03% para 89,35%, destacando a eficácia das ações executadas pela ASOCEA.

Qualificação e comprometimento dos inspetores

Para assegurar a qualidade e a padronização das inspeções, a ASOCEA conta com 187 inspetores qualificados, formados e credenciados por meio de cursos específicos. Desse total, 29 fazem parte do efetivo da ASOCEA e 158 são profissionais de diversas OM do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). A competência desses profissionais é um fator essencial para o sucesso das inspeções.

De acordo com o Chefe da ASOCEA, Coronel Aviador Grei Santana Gonsalves, o trabalho do corpo de inspetores é fundamental para a segurança da aviação, por meio da vigilância dos serviços de navegação aérea. “Os resultados obtidos ao longo do Plano Anual de Inspeções 2025 refletem diretamente a qualidade técnica, a dedicação e o comprometimento de cada inspetor. Vocês engrandecem suas Organizações Militares de origem, fortalecem a atuação da ASOCEA e honram, diariamente, a Força Aérea Brasileira”, disse.

Fotos: ASOCEA